top of page
Foto do escritorHage Advogados Associados

SOFREU HUMILHAÇÕES ANÔNIMAS NAS REDES SOCIAIS?

Por Dib Kfouri

OAB/SP 225.228



O STJ decidiu, no primeiro semestre de 2019 que, em uma ação judicial, se o Provedor de Internet não fornecer os dados de quem escreveu os insultos, o juiz poderá estabelecer uma multa diária, que , dependendo da demora em apresentá-los, poderá ficar bem pesada.

Com os dados do ofensor em mãos, a vítima poderá, se quiser, ajuizar os processos criminais e cíveis, inclusive uma indenização, que considerar necessário.

Até parece obvia a decisão, mas existia uma norma do STJ (sumula 372) que impedia a aplicação de multa numa ação chamada de exibição de documentos.

Só que, como bem decidiram os juízes doIsso por que o magistrado, para sua aplicação, é movido por desígnios de ordem dissuasória e intimidatória, no intuito de que as astreintes se mostrem capazes de estimular o devedor a cumprir o comando judicial que lhe é imposto, ciente de que a incidência da multa causar-lhe-á dano maior. Nessa perspectiva,

São essas as palavras do juiz do STJ: “Isso porque o magistrado, para sua aplicação, é movido por desígnios de ordem dissuasória e intimidatória, no intuito de que as astreintes se mostrem capazes de estimular o devedor a cumprir o comando judicial que lhe é imposto, ciente de que a incidência da multa causar-lhe-á dano maior. Nessa perspectiva, o propósito final do sistema jurídico processual é que a multa nem incida concretamente, priorizando-se o seu escopo de garantia da efetividade das decisões judiciais.”

Comments


bottom of page