Fusões e Aquisições – F&A, termo originário do inglês “mergers and acquisitions – M&A”, muito conhecido no meio empresarial, são operações cada vez mais comuns no mercado brasileiro que podem ser uma saída a atual situação pós pandemia, visto que muitas empresas sofreram durante esse primeiro semestre de 2020.
A fusão no meio empresarial, caracteriza-se pela união de duas ou mais empresas em uma nova. Trata-se de uma técnica de reorganização empresarial onde há o desaparecimento das empresas que se fundiram, dando lugar a uma nova empresa que assume as obrigações das anteriores. Caso muito conhecido de fusão no Brasil é o caso da Sadia com a Perdigão, que deu origem à Brasil Foods (BRF).
Aquisições, como o próprio nome já diz, nada mais é do que a compra de uma empresa por outra. Assim, ao contrário do que acontece na fusão, uma das empresas sempre irá permanecer, o que não significa necessariamente que a outra deva ser extinta ou acabar, essa empresa adquirida pode ou não permanecer, mas sob a direção da nova empresa que a adquiriu. Um dos exemplos é a compra do banco HSBC pelo Bradesco.
Assim, nesse segundo semestre e durante o começo do ano seguinte, podem surgir novas oportunidades de transações para o empresariado brasileiro sobreviver a crise. Investidores e empresas internacionais devem aportar pelo país em busca de oportunidades, aproveitando a forte desvalorização do real frente às principais moedas do mundo, momento em que as novas oportunidades podem surgir, mas também abusos. Assim sempre bom ter quem avalie a sua real necessidade e também os contratos de F&A.
Comments